sexta-feira, 29 de junho de 2012

JULHO
ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS

Lei Seca nos Estados Unidos
Em 1° de julho de 1916, 24 estados americanos proibiram as bebidas alcoólicas, em um prenúncio da Lei Seca. A 18° emenda entrou em vigor em 1920 e durou quase 14 anos, proibindo a fabricação, transporte, venda ou porte de qualquer bebida alcoólica. A clandestinidade fez proliferar os gangsteres e a corrupção policial.

Profecias de Nostradamus
Em 2 de julho de 1566, morreu Nostradamus. Este era o pseudônimo do médico e astrólogo francês Michel de Notre-Dame, nascido em 1503. De família judaica, foi médico da corte e conselheiro de Henrique II. Ganhou renome com suas profecias, relacionadas à Igreja católica e publicadas no livro Centúrias, de 1555.
Mahatma Gandhi
Em 4 de julho de 1933, Mahatma Gandhi (foto) foi preso na Índia. Morou na África do Sul por 20 anos, defendendo o direito dos hindus. Ao retornar à Índia, em 1915, deu início a uma luta pacífica pela independência do país do domínio britânico. Gandhi pregou o amor universal e a não-violência.
Independência dos EUA
A declaração de Independência dos Estados Unidos é lida em Nova York na presença de George Washington (foto), em 8 de julho de 1770. Ela foi redigida por uma comissão de cinco membros liderados por Thomas Jefferson, baseados no iluminismo. A declaração só é promulgada em 1776.
O Atleta do Século
Em 12 de julho de 1980, Édson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, foi eleito o Atleta do Século, em pesquisa mundial promovida pelo jornal francês L´Equipe. Pelé nasceu em Três Corações, Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Marcou 1.281 gols, participando da conquista dos títulos de 1958, 1962 e 1970.
A queda da Bastilha
No dia 14 de julho de 1789 o povo de Paris saiu às ruas para protestar contra o regime monárquico opressor. Os populares invadiram a Bastilha, fortaleza que simbolizava o Absolutismo real, libertaram presos e derrubaram o prédio. O fato simboliza o início da Revolução Francesa.
Tetracampeonato Mundial
Em 17 de julho de 1994, a Seleção brasileira conquistou o quarto título mundial na Copa realizada nos Estados Unidos. Os destaques foram a dupla Bebeto-Romário, o capitão Dunga e o goleiro Taffarel. O Brasil empatou em 0 a 0 com a Itália na final, mas venceu nos pênaltis, quando Roberto Baggio chutou para fora.
Morre Gilberto Freyre
Em 18 de julho de 1987, morre Gilberto Freyre (foto), escritor brasileiro que mais homenagens recebeu de universidades da Europa e dos EUA. Nascido em 1900, Freyre escreveu 67 livros, sendo Casa Grande & Senzala, de 1933, a sua maior obra. O livro se tornou um clássico sobre a formação da sociedade brasileira.
Olimpíada de Moscou
Em 19 de julho de 1980, ocorre a abertura dos Jogos Olímpicos de Moscou. Misha, o simpático urso que serviu de mascote, foi o centro das atenções na abertura e no encerramento das Olimpíadas.Os americanos boicotaram o evento, em protesto à invasão do Afeganistão pela então União Soviética.
Homem pisa na Lua
Em 20 de julho de 1969, o homem pisa pela primeira vez na Lua, com os tripulantes da Apollo 11. Neil Armstrong e Edwin Aldrin desceram ao solo lunar num módulo de pouso, enquanto Michael Collins ficou girando em torno da Lua. Eles ficaram duas horas, trouxeram amostras do solo e informações científicas.
Reunião de Bretton Woods
Em 22 de julho de 1944, termina a Conferência Internacional Monetária de Bretton Woods. O encontro estabeleceu a criação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial e criou medidas para assegurar estabilidade monetária internacional e restringir a especulação com as moedas mundiais.
O Libertador
Em 24 de julho de 1783, nasce o militar e político venezuelano Simón Bolivar. Desde 1813, ele se torna o condutor da revolução que culmina com a independência da América do Sul, motivo pelo qual é conhecido como o Libertador. Bolívar viaja por diversos países da Europa e, em 1819, cria a República da Colômbia.
O bebê de proveta
Em 25 de julho de 1978, nasce na Inglaterra Louise Joy Brown, o primeiro "bebê de proveta". Fruto de dez anos de pesquisa dos doutores Steptoe e Edwards, a fertilização in vitro gerou um bebê de um embrião fertilizado fora do útero materno. Graças a essa técnica, nascem milhares de bebês sadios de mães inférteis.
Revolução de 30
Em 26 de julho de 1930, o político paraibano João Pessoa é assassinado. A vitória do candidato governista Júlio Prestes nas eleições de março de 1930, derrotando Getúlio Vargas, causou a união da oposição, que culminou na Revolução de 1930. João Pessoa tornou-se o mártir do movimento.
O recordista João do Pulo
Em 27 de julho de 1976, João Carlos de Oliveira, o "João do Pulo", ganha o bronze no salto triplo, na Olimpíada de Montreal. No ano anterior, nos Jogos Pan-americanos do México, teve sua maior glória. Com um salto de 17,89 metros, entrou para a história com um recorde mundial que levaria 10 anos para ser superado.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Independência da Bahia














Conheça a história da independência da Bahia


A maioria dos baianos sabe que o dia 2 de julho é feriado no estado. Mas e quanto à importância histórica dessa data? A história da Independência começa a ganhar força no início de 1822, com o desejo da Bahia de romper com a coroa, quando o rei de Portugal, D. João VI, tira o brasileiro Manoel Guimarães do comando de Salvador, colocando o general português Madeira de Melo no cargo. Com isso, ele queria reforçar o poder da Coroa sobre os baianos, mas a população não aceita pacificamente.
Os baianos vão às ruas para protestar e entram em confronto com os soldados portugueses. Na busca pelos rebelados, que teriam se escondido no Convento da Lapa, os portugueses matam a freira Joana Angélica. Os brasileiros que queriam a independência não se acovardaram. Meses depois, em 12 de junho, a Câmara de Salvador tenta romper com a coroa portuguesa. O general Madeira de Melo coloca as tropas nas ruas e impede a sessão. Dois dias depois, em Santo Amaro, os vereadores declaram D. Pedro o defensor perpétuo do Brasil independente, o que significa não obedecer mais ao rei de Portugal.
No dia 25 de junho é a vez da Vila de Cachoeira romper com a Coroa portuguesa. Outras vilas seguem o exemplo. Cachoeira se torna quartel general das tropas libertadoras. Voluntários surgem de várias partes.
Os vaqueiros da cidade de Pedrão, comandados pelo padre Brayner, ficaram conhecidos pela bravura – armas de caça da Caatinga se transformaram em arma de guerra. Entre os voluntários, se destaca Maria Quitéria, que se vestiu de homem e lutou como soldado contra o domínio português. Na ilha de Itaparica, a defesa foi feita por pescadores armados de facões e garruchas. Em São Paulo, D. Pedro declara independência em 7 de setembro, mas na Bahia os portugueses resistem.
Canhões de Fortes da Baía de Todos os Santos são roubados para armar a improvisada frota de saveiros, que enfrentaram a esquadra de Portugal. D. Pedro I envia tropas comandadas pelo general Labatut e naus comandadas por Lo Cotrem, mas é o exército de voluntários que luta em batalhas secretas. A pior delas: a de Pirajá.
Cercados por terra e mar, os portugueses ficam acuados em Salvador. Decidem então abandonar a cidade e fogem por mar, na madrugada do dia 2 de julho de 1823. Pela manhã, o exército brasileiro entra vitorioso na cidade.
fonte: g1.globo.com

quinta-feira, 7 de junho de 2012

 A   Importância das Mídias no cotidiano da Escola

Intensificar o uso das mídias no contexo da escola é um grande desafio de educadores e de toda a sociedade. A escola precisa compeender e incorporar a nova linguagem no cotidiano da sala de aula. É fundamental refletir nessa questão com urgência, pois essa geração digital que navega pela Internet quer acessar repositórios de informações disponíveis em diferentes fontes, conversar trivialmente e conhecer pessoas, quer comunicar-se com amigos distantes e, principalmente, estabelecer á distância, aprendizagem  por meio de coloborativos.Neste sentido, essa geração cada vez mais se distancia da escola por não encontar a demanda tecnologica necessária que convívem no dia a dia.
Portanto, podemos afirmar que a sociedade digital, na qual desejamos uma educação diferenciada e contempôranea, caracteriza-se pela produção, democratização e socialização. Nesse contexto  cabe a escola promover essa interassão e tornar o ensio mais atrativo para desenvolver o processo da apendizagem.