quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Artigo apresentado à UESB ( Universidade Estadual do Sudoeste Baiano)


O Uso Pedagógico Do Blog No Cotidiano Da Sala De Aula - Inovações e Facilidades do Século XXI

Antonio Raimundo Silva de Santana[1]
Janine Lemos de Lima[2]

Resumo: O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no Curso de Especialização de mídias na Educação, sobre a utilização dos blogs na educação. O estudo foi constituído de revisão bibliográfica e a estratégia utilizada foi a busca de fontes em livros e artigos, extraídos de bancos de dados eletrônicos: Scielo e Google acadêmico no período de 1998 na 2005. A pesquisa traz importantes contribuições sobre a tecnologia do blog na educação e pretende servir como referencial para estimular outros pesquisadores nas investigações sobre essa nova ferramenta tecnológica presente no cotidiano da sala de aula.
                                                        
Palavras-chaves: blog, tecnologia, internet, educação.

ABSTRACT:This article presentsthe resultsof research conductedin theSpecialization CourseinMediaEducationon the useof blogsin education. Thestudy consistedof a literature reviewand the strategyused wastosearch for sourcesin books andarticles,extracted fromelectronic databases: ScieloandGooglescholarfrom 1998in2005.The researchhas importantcontributions ontechnologyin education andtheblogis intended to serveas a benchmarkto stimulateother researchersin investigatingthis new technological toolpresentin everydayclassroom.

Keywords: blog, technology, internet, education





1 –Introducão

Neste artigo tentaremos fornecer base cientificas para os estudos em relação às novas tecnologias na educação, tendo como tema o uso pedagógico do blog no cotidiano da sala de aula.
Nos últimos anos, o avanço das tecnologias provocou importantes e significativas transformações no modo de vida dos indivíduos. O surgimento das tecnologias, a partir da década de 80, possibilitou o aparecimento dos computadores, os quais se constituem em uma importante ferramenta da comunicação, capaz de interagir pessoas de diferentes sociedades, criando uma rede de interação do conhecimento, que favorece o desenvolvimento da sociedade.
É visível o uso das tecnologias no cenário educacional, sua utilização tem contribuído para o processo do conhecimento, sobretudo para a iteração das relações às diferentes culturas existentes, transformando o mundo em uma aldeia global.
A educação é essencialmente um processo de comunicação e de informação, que facilita o contato entre os individuais. A internet propicia não apenas o acesso à informação, mas principalmente, a possibilidade de interagir, podendo interferir no processo de aprendizagem.
As novas atividades didáticas realizada através da rede, como as tele ou  videoconferências, os chats, os fóruns  de discussão, os blogs com suas inúmeras formas de interação e colaboração entre professores e alunos, apontam para uma redefinição do papel do professor e, uma atividade mais efetiva do aluno. A partir dessa redefinição, o professor passa a encarar a si mesmo e, a seus alunos, como uma equipe de trabalho, com desafios novos e diferenciados a vencer e, com responsabilidades individuais e coletivas a cumprir.
Surgem, portanto, novos tipos de estruturas grupais de ensino: grupos de estudo, equipes de trabalho e comunidades de aprendizagem, todos esses agrupamentos são formados por pessoas (professores e alunos) que partilham interesses sobre os mesmos temas.
Foi pensando nessas novas práticas que se deu a escolha do objeto de estudo. Partimos do pressuposto de que a utilização de recursos tecnológicos especialmente, o blog, como objetivo educacional, pode estender o conhecimento para além do espaço físico da sala de aula, criando, assim, um ambiente dialógico e interativo. Dessa forma, o blog estaria dando ênfase à formação do professor/aluno, usando a discussão/interação como um caminho critica que conduz os aprendizes do acesso à informação à construção do conhecimento.
Nessa perspectiva o debate em torno do avanço tecnológico e, suas consequentes transformações nas subjetividades, nas representações sociais e na cultura, constituindo-se, portanto, como pressuposto epistemológico que o universo educacional necessita estar atento às mudanças e não ficar à margem desse processo.
A tecnologia, por sua vez, deve se junta à educação na missão de buscar um ensino cada vez mais qualificado.
O estudo é relevante, pelo fato de que a inclusão digital, tem sido um termo  largamente utilizado na discursão educacional especializada, combinada com todas as outras diversificações educacionais, contemporâneas e novos campos analíticos sobre as ultimas mudanças na educação, vem sendo discutida como ferramenta fundamental no processo da aprendizagem.
Os autores que pesquisam esse tema tem demostrado que cada vez mais os estudantes estão mais motivados para a pratica de tecnologias da informática e menos para métodos tradicionais de ensino. Nessa concepção o blog como um diário online que permite que os usuários registrem diversos conteúdos que ficam disponíveis em ordem cronológica, com a vantagem de que possibilita um espaço para comentários dos leitores é uma ferramenta que pode ser usada de diferentes formas, sobretudo na educação.
É necessário conhecer essa nova tecnologia que pode ser usada em favor do professor e dos estudantes, esse universo virtual é muito importante para que possamos interagir novos conhecimentos e nos comunicarmos de forma mais rápida.
Com os avanços tecnológicos e a facilidade do uso da internet os blogs não se apresentam apenas como uma simples ferramenta de lazer, de divulgação de conteúdos e noticias ou um fenômeno social. Cada vez mais sua utilização cresce em diversas áreas, principalmente na educação.
O tema proposto se impõe pela atualidade, pois muito se tem discutido sobre a importância e a validade das novas tecnologias de informação e comunicação (Ntics), especialmente as que envolvem acesso à internet. As escolas, principalmente as que possuem internet, não podem fazer de conta que os blogs não existem. Mas incluir a utilização dos blogs na educação. É necessário refletir sobre as suas possibilidades pedagógicas.

Nessa direção o presente artigo tem como objetivo pesquisar no período de 1988 a 2005 produções acadêmicas e reunir contribuições significativas de pesquisas sobre o uso do blog no cotidiano da sala de aula.


2 –Metodologia

Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre o uso pedagógico do blog no cotidiano da sala de aula. Na pesquisa foi utilizada a base de dados online Scielo e Google acadêmico no período de 1998 a 2005, por intermédio de buscas sistemáticas.
Assim, inicialmente foi realizada uma busca sobre a definição, funcionamento e história do blog, tendo como objetivo identificar suas características e utilizações. Na sequência foi selecionado informações sobre o uso pedagógico do blog na educação.
Na pesquisa foram considerados os títulos e os resumos de artigos e textos para a seleção ampla de prováveis trabalhos de interesse, sendo descartados os resumos.
Como critério de inclusão os textos dos artigos abordavam aspectos sobre os blog sem textos nacionais publicados entre 1998 a 2005. Dessa forma, foram encontrados aproximadamente 63 artigos que tratavam do tema blog, sendo excluídos aqueles que não atendiam aos critérios estabelecidos.
Ao final foram selecionados 38 artigos, sendo organizados em fichas nas quais constavam dados de identificação e uma síntese sobre o uso do blog na educação.

4 – Resultados

Os dados, como já apresentado, foram analisados a partir dos comentários dos autores. Foram encontrados no Google acadêmico 55 (cinquenta e cinco) artigos e no Scielo 8 (oito). Dos 63 (sessenta e três) artigos encontrados, 38 (trinta e oito) atendiam aos critérios estabelecidos na pesquisa. Nessa perspectiva foi necessário excluir os textos duplicados, o que totalizaram ao final 23 (vinte e três) artigos.
No decorrer das leituras e fichamento de todo o material cataloga, foi realizada um seleção criteriosa dos títulos e resumos e a partir dessa triagem a pesquisa passou a ser construída com 8 (oito) artigos.
Em relação ao período onde formam publicados os artigos, houve predominância daqueles onde os tema abordados estavam relacionados com uso das tecnologias na educação, principalmente aos aspectos relacionados a utilização dos blogs na escola.
Historicamente, a expressão Weblogger foi cunhada em dezembro de 1997 pelo norte-americano Jorn Barger blog como também é chamado, é um tipo de publicação online que teve sua origem no habito de logar. (entrar, conectar ou gravar) à web, faz anotações, transcreve, comenta os caminhos percorridos pelos espaços virtuais. Por isso mesmo, os weblogs são denominados como ‘’diários virtuais’’ onde as pessoas escrevem sobre diversos assuntos de interesse pessoal, onde são expressas idéias e sentimentos do autor ou profissional.
Os primeiros blogs eram um agregado de links que tinham comentários postados segundo os interesses dos seus editores. A partir de 1999 foram criados os primeiros serviços de weblog, como o Blogger do Pyra Lab (hoje do Google). Esses sistemas gratuitos ou de baixo custo, facilitaram a disseminação da pratica do blog, por dispersarem conhecimentos técnicos especializados. Conforme os estudos feitos por Steve Levy( apud Araújo, 1999), no ano 2002, a quantidade de blogs foi estimada em meio milhão. Em 2003, o blogcount, blog que monitora a blogosfera ( termo coletivo que compreende todos os blogs como uma comunidade ou rede social), calculou em mais de um milhão meio o numero de blogs no mundo. Em maio de 2004, a mesma blogcount divulgou um estimativa que prevê 10 milhões de blogs publicados ate o final de 2004. Segundo o site technorati, a web já conta com 188,9 milhões de blogs ate maio de 2008.
Os aspectos estruturais dos blogs conforme publicações se apresentam na forma de uma pagina web, geralmente atualizada freqüentemente, tendo pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica, com pagina de notícias que segue uma sequência com um fato após o outro. Os textos escritos nos blogs são chamados de posts, que poder ser escritos (postados) apenas pelo autor do blog ou, por uma linha de membros que ele convide e autorize a fazer postagens. Os textos geralmente são acompanhados de data e horário de postagem e de, um link para acesso direto e permanente para aquele texto específico, possibilitando discussão e trocas de ideias através dos comentários, que podem ser lidos e escritos por qualquer pessoa.
Os blogs se diferenciam de outros ambientes virtuais nos aspectos de seu funcionamento pela facilidade com quem podem ser criados, editados e publicados, pois não exigem conhecimento técnico especializado. Podem ser utilizados como laboratórios de escrita virtual em que todos os membros possam agir, interagir e trocar experiências sobre assuntos de mesmo interesse, gerando ambientes colaborativos.
Devido a variedade dos blogs existentes é necessário uma classificação para melhor entendimento e sistematização do fenômeno. No artigo do professor Alex Primo, publicado no Intercom 2008, em Natal, segundo o autor os blogs podem ser dividido em quatro tipos: blog profissional, blog pessoal, blog grupal e blog organizacional. Blog profissional- É individual e escrito por uma pessoa com especialização em uma área. Blog pessoal- É uma produção individual, se diferencia dos blogs profissionais, pois não têm objetivos e estratégias bem definidos e que move a motivação do bloqueio é o prazer de expressar-se e interagir com os outros. Blog grupal - São produzidos por duas ou mais pessoas. O principal objetivo é o interesse comum do grupo. Os textos podem ser escritos individualmente, no qual cada membro escreve seu texto. Blog organizacional – É coletivos, porem apresentam restrições à criação de posts e a interação com as audiências. Há um cuidado especial que os blogueiros tomam ao assinaram seus textos para complementarem a imagem da organização e consequentemente de todos os seus membros.

4.1 – O blog na Educação

O blog na educação é muito recente: Há menos de 10 anos começou a ser introduzido na área de educação por iniciativa de alguns educadores.
Segundo Moran (2007, p.7):

Nessa sociedade na qual estamos inseridos todos estamos reaprendendo a conhecer, a nos comunicar, a ensinar e a aprender, a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o indivíduo, o grupo e o social.


Na visão de Perrenoud (2000, p.125):

A escola deve reconhecer a importância das tecnologias da informação e comunicação. Transformar espetacularmente não só a maneira de comunicar, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar.

Nessa perspectiva o blog como ferramenta pedagógica é uma ótima opção na dinâmica de socialização dos conteúdos educacionais. Proporcionando assim, estimulo à construção e desenvolvimento da aprendizagem. Pode ser usado em qualquer modalidade de ensino como facilitador da escrita e leitura, bem como, fontes de pesquisas e produção de trabalhos desde a Educação Infantil até o Ensino Superior de forma abrangente e interativa. Os blogs têm varias formas de utilização, entretanto é necessário que os professores se apropriem da linguagem e explorem com seus alunos as varias possibilidades desse ambiente que pode se tornar um espaço de aprendizagem.
Segundo Soares e Almeida (2005,p.3):

Um ambiente de aprendizagem pode ser concebido de forma a romper com praticas usuais e tradicionais de ensino-aprendizagem com transmissão e passividade do aluno e possibilitar a construção de uma cultura informatizada e um saber cooperativo, onde a interação e a comunicação são fontes da construção da aprendizagem.

Nesse sentido a discussão sobre as novas utilizações e disseminação das tecnologias do século XXI como a internet, é bem-vinda às ciências humanas e é fato indiscutível para a educação nos dias de hoje. Sabidamente, ela esclarece muito mais do que obscurece. Há um hiato nos estudos de educação ainda nos dias de hoje, sobre a utilização da internet como ferramenta educativa, especialmente no concernente aos blogs e sua possível utilização na sala de aula.
O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa, e por estas características, torna-se uma importante ferramenta que pode ser explorada na área educacional.
Alguns pesquisadores tem buscado discutir as possibilidades da utilização dos blogs na educação. Nos estudos realizados por Davis (2004) pode-se encontrar um relação de atividades a serem utilizadas por profissionais da educação utilizando os blogs. A autora argumenta que os professores podem propor a criação de um blog, para discutir livros lidos expor suas ideias de assuntos trabalhados em sala de aula, escrever discutir sobre noticias e ate mesmo criar projetos em grupo.
Para Bull (2003), os blogs ao apresentarem espaços limitados, obrigam os estudantes a condensarem seus textos e demonstrarem como pensam enquanto trabalham como leitores ou escritores. Os autores também apresentam algumas características de um blog: a economia é fundamental que nos blogs se exigem precisão e comunicação de ideias de forma específica; os comentários estimulam o compartilhamento e a revisão por parte dos leitores e dos escritores, que dão inicio a um processo de comunicação interativa; o imediatismo, logo que se publique algo em um blog, ele aparece na rede, o que inicia o sistema de comentários e respostas, a participação ativa, pois o blog proporciona a oportunidade de discutir temas em salas de aula.
Segunda Gomes e Lopes (2007, p.121) os blogs estão sendo explorados por alunos e professores e cada vez mais surge formas diferentes de utiliza-lo: Nesse caso podem ser utilizados como recurso pedagógico ou como uma estratégia pedagógica. Os autores apresentam uma representação da exploração dos blogs como recurso ou como estratégia pedagógica. Figura 1.
Figura 1: Representação esquemática da exploração dos blogs como recurso ou como estratégia pedagógica.
A diferença entre o blog como um recurso pedagógico e como estratégia pedagógica são as atividades propostas no ambiente e o papel assumido pelo professor e pelos alunos. Nessa perspectiva as atividades propostas pelos professores independem do ambiente (sala de aula, laboratório de informática ou ambiente virtual de aprendizagem) e ou recurso que utiliza (giz, livro, computador) vão depender da epistemologia, da sua concepção de aprendizagem, conhecimento do aluno, que apoia sua pratica.
Em outra perspectiva Gomes e Lopes (2007, p.124) oferecem uma representação através de um esquema relacionando alguns tipos de explorações pedagógicas dos blogs, quer numa relação extremamente como ‘’ recurso’’ a disponibilizar aos alunos quer como ‘’estratégia pedagógica’’, funcionando como suporte e interface tecnológico para diversas atividades de aprendizagem. Figura 2.
Figura 2: Representação esquemática das explorações educacionais dos blogs, centradas na vertente de “recurso pedagógico” e na vertente de ”estratégia pedagógica”.

Refletindo a representação esquemática dos autores observamos que os blogs podem ir além de exposição de conteúdos, indicações de links e comentários dos autores. Os educadores também podem convidar seus alunos para que participem juntos com eles como autores do blog. Nessa concepção os blogs permitem uma construção coletiva que valoriza a interação e a linguagem, para à aprendizagem dos alunos.
Segundo Vygotsky, apude Montavani (2005, p.12):

A colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas pelo processo cognitivo implícito na interação e na Comunicação. A linguagem é fundamental na estruturação do pensamento, Sendo necessárias para comunicar o conhecimento, as ideais do indivíduo e para entender o pensamento do outro envolvido na discussão ou na conversação. O trabalho em colaboração com o outro, enfatiza a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) que é “algo coletivo” porque transcende os limites dos indivíduos. A aprendizagem acontece através do compartilhamento de diferentes perspectivas, pela necessidade de tornar explícito seu pensamento e pelo entendimento do pensamento do outro mediante interação oral ou escrita.

Ao tomar posse da autoria coletiva de um blog os professores podem incentivar os alunos a criarem e administrarem seus blogs, nessa relação os alunos também podem interagir com os colegas e conhecerem suas idéias e seus interesses. Para os professores ajudarem os alunos na criação de seus blogs é necessário incentivá-los, a saber, perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas. Podem propor temas interessantes e caminhar dos níveis mais simples de investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e estimulantes para as mais abstratas; dos vídeos e narrativas impactantes para os contextos mais abrangentes e assim ajudar a desenvolver um pensamento arborescente, com rupturas sucessivas e uma reorganização semântica contínua.
Os autores destacam as tecnologias como uma inovação presente na educação este século XXI. Ressalta também, a importância da utilização dos veículos de comunicação como instrumento capaz de promover a interação entre alunos e professores e através dessa relação construir o conhecimento. Nesse contexto os autores fazem referência tecnologia do blog, dando ênfase a sua utilização no cotidiano da sala de aula como importante instrumento para a comunicação e troca de informações entre alunos e professores como forma de propiciar o desenvolvimento da construção de novos conhecimentos.
O blog como foco deste estudo é considerado pelos pesquisadores como uma ferramenta tecnológica que alcança resultados positivos na relação do ensino aprendizagem, pelo fato de proporcionar a interatividade entre as informações.

5 – Considerações Finais

Desde o inicio dos tempos, o homem vem procurando aprimorar o seu meio, de forma a atender às suas necessidades. Nessa busca constante, a sociedade vai se transformando conforme o contexto histórico de cada tempo. Nessa evolução podemos perceber que as tecnologias estão bem presentes no cotidiano da sociedade contemporânea, sob a forma de diferentes mídias, como celulares, rádio, computadores e televisores.
A internet nesse contexto apresenta-se como uma ferramenta capaz de transformar as sociedades em uma única aldeia globalizada, reduzindo distancias e possibilitando a comunicação e a interação de indivíduos de diferentes culturas, realidades e experiências. Dessa maneira, a significativa contribuição da web para aproximação dos conhecimentos é enfatizada de forma positiva no qual tange a sua proposta de interagir a população, construindo novas formas de pensamentos que são responsáveis pelas transformações da sociedade.
Nesse sentido, o século XXI, proporciona uma nova perspectiva de aprendizado através das tecnologias, porque facilita a busca e o acesso rápido da informação. Nesse contexto a educação passa a ter um papel fundamental na formação do homem para conviver como essa mudança. É preciso então que haja uma reflexão mais ampla acerca do fenômeno midiático, pois de uma forma ou de outra ela interfere no processo de ensino aprendizagem, em vista dos diversos conceitos que são constantemente atualizados, tornando-se preciso que eles sejam debatidos de forma dialética. 
Na reflexão do material catalogado, para a construção desse trabalho, percebe-se que, nas discursões dos pesquisadores sobre as novas tecnologias na educação, o blog como instrumento da aprendizagem é capaz de promover o dialogo virtual entre usuários, os quais possuem a liberdade de pensamento, de concordância, de opiniões para a compreensão e fundamentação das idéias que são essenciais para a construção da aprendizagem.
Portanto, o uso pedagógico dos blogs no cotidiano da sala de aula é uma importante ferramenta de desenvolvimento da educação das novas aprendizagens, que oportunizam aos usuários condições de ampliarem os seus conhecimentos.
 Essa nova visão que busca através das novas tecnologias inclui os alunos no mundo digital, transformando-os em internautas que navegam em busca de novos saberes, podem contribuir para o aprimoramento e enriquecimento de sua bagagem cultural, intelectual, social, política e econômica, transformando-os em agentes ativos na transformação social.
Assim sendo, diante dessa nova realidade, professores/alunos e a escola devem repensar sua pratica de ensino, inserindo no cotidiano pedagógico a discussão das novas tecnologias, procurando formas de se trabalhar construtivamente com elas. Dessa forma, é fundamental criar um ambiente onde o blog possa ser utilizado de forma a favorecer o desenvolvimento cognitivo do aluno, em uma troca constante de experiências e reflexões sobre os meios utilizados como apoio pedagógico.
Através da pesquisa foi possível identificar e caracterizar algumas pratica existentes nos blogs servindo como referencial teórico e estimulo para posteriores estudos e investigações sobre os blogs na educação.
Para finalizar, reafirma-se a necessidade de ampliar o espaço para as discussões desta temática, entre os trabalhos que podem seguir em decorrência do estudo aqui realizado.

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¹ Licenciado em História, professor da rede Estadual e pós-graduando no curso de Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano - UESB. tony-una@ig.com.br .

[2]Graduada em Enfermagem pela UESB, formação pedagógica em Educação Profissional, moderadora do curso de Especialização em Mídias da Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano – UESB. katrinanine@yahoo.com.br .

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